literatura, política, cultura e comportamento.
seja em santa maria, em alegrete, no rio de janeiro, em osório ou em liechtenstein.
na verdade, tanto faz.

31 de julho de 2009

Novela, um curta

NOVELA
Gênero: Animação
Diretor: Otto Guerra
Ano: 1992
Duração: 7 min
Cor: Colorido
Bitola: 35mm
País: Brasil


"Os mais críticos dizem que o Brasil é um país sem História. É que os mais críticos não vêem Novela. Se você não quer perder as cenas dos próximos capítulos, veja essa animação. Novela é um segmento do horário sagrado em que o país inteiro espera as cenas do próximo capítulo".



Ficha Técnica
Produção Flávia Seligman Roteiro Otto Guerra, Adalgisa Luz Edição Pedro Oliveira Animação Tadao Miaqui Câmera Otto Guerra, Paulo Ferreira, Adalgisa Luz, Daniel Uriart Figurino Analisa Luz Música Geraldo Flach, Ricardo Severo, Chico Ferretti Cenários Tadao Miaqui, Eloar Guazelli, Paula Mastroberti Arte Final Marilia Pirillo, Cláudia Barbisan, Janice Cunha, Janice Calvete, Alexandre Kickhöfel, Carla Magalhães
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=914&Exib=1
__________________________________________
_________________________________
Você já conhece o Porta Curtas Petrobrás? Nesse portal você encontra o maior front de exibição de curtas brasileiros na Web. Não deixe de assistir a mais de 550 curtas metragens online sem pagar absolutamente nada!

22 de julho de 2009

óinc, óinc: atchim...


Uma das entradas da gripe suína no Brasil foi pela fronteira que o Rio Grande do Sul tem com a Argentina. Aliás, foi por essa mesma fronteira que há alguns anos entrou a febre aftosa. E isso tudo me lembra uma outra questão: a faixa de fronteira.

É de projeto do nosso "ilustre" senador Zambiasi a redução da faixa de fronteira, que hoje impede que estrangeiros adquiram terras nesse território. Trata-se de uma faixa de 150km da fronteira do Brasil com outros países, que seria diminuída para apenas 50km. Papeleiras têm pressionado politicamente a diminuição dessa faixa, com o intuito de investir da "silvicultura", ou seja, nos "desertos verdes":

"Plantar esse deserto verde na faixa de fronteira é um crime contra a lei de nosso país, contra o bioma pampa e contra a soberania alimentar de nosso estado que está cada vez mais sem terra para produzir alimentos. Estamos arrancando o que ruim e plantando o que é bom para o meio ambiente e para o povo gaúcho" (mulheres da Via Campesina)

Se com uma faixa de fronteira de 150km a circulação de doenças entre os dois países é livre, sem essa faixa, como seria? Na verdade, são mais perguntas do que idéias ou posicionamentos amadurecidos. No entanto, em locais onde a soberania de um país é, de certa forma, suspensa, por pertencer a particulares estrangeiros, o que podemos esperar?

Enquanto isso, me dá pânico vendo na TV o Osmar Terra falar sobre o avanço da gripe. Ele passa uma sensação de impotência muito grande...

Estamos aqui no Rio Grande do Sul enfrentando essa epidemia. O estado tem essa particularidade de muitos casos porque está na fronteira com a Argentina e o Uruguai, que já têm muitas pessoas infectadas. O que nós vemos é que o estado está sendo a porta de entrada dessa gripe aqui no Brasil e o enfrentamento dela está mobilizando todas as forças sociais da região" (Osmar Terra ao G1).

Exatamente por isso vejo como necessário e importante a pauta sobre doenças entrarem na discussão sobre a faixa de fronteira. Está aberto o debate...


______________________________________________________________
Amigos, estou indo viajar para Santa Cecília. Tô fugindo da gripe... hehehehe...
Mas semana que vem estarei de volta. Até.

19 de julho de 2009

Músicas Anos 70

Estava procurando músicas dos anos 70 para ouvir... Eu que montei essa seleção; o que você acha que faltou? Opine...


MusicPlaylistRingtones

Vamos não falar de futebol hoje...

7 de julho de 2009

De volta para o futuro...


Os anos 70/80 são marcados por visões futurísticas. Inconfundíveis os figurinos de ABBA em Waterloo, do desenho dos X-Man, de Michael Jackson em Thriller e do Xou da Xuxa. São texturas plásticas, de apelo espacial, sintéticas. No caso dos cantores, lembro de certos figurinos como o de Elvis e de Freddy Mercury, assim como os de ABBA e MJ: são, sobretudo, figurinos, roupas para shows, influenciadas talvez pelo conjunto corrida espacial / cinema / sci-fi. Os desenhos e programas parecem ter sido diretamente influenciado pela constante pergunta: o que nos aguarda nos anos 2000?

Celulares, Internet, MP4, câmeras digitais... O que mais é comum hoje, mas era inimaginável no tempo da vovó?

Na verdade, essas questões me foram suscitadas ao ver os clipes abaixo.
O que é a imaginação e o fascínio que os computadores já despertavam?

Heheheheh... Com vocês, Kid Abelha e Cazuza. Divirtam-se!

"Como Eu Quero", do álbum "Seu espião", de 1984


Cazuza deixa o Barão Vermelho e lança carreira solo, em 1985


Atenção para o computador de tela verde com super efeitos... Ich... Pior é que eu cheguei a trabalhar com essas máquinas, em pleno ano 2000...