literatura, política, cultura e comportamento.
seja em santa maria, em alegrete, no rio de janeiro, em osório ou em liechtenstein.
na verdade, tanto faz.

8 de setembro de 2008

Eleições em Osório I

Esse assunto me é muito caro. Distante da cidade, mesmo assim não me mantenho alheio às discussões, na medida do possível. Há tempos tenho apenas justificado o meu voto, mas esse ano resolvi que votarei sim, em Osório. Em Santa Maria, tomei partida: apóio abertamente um candidato a vereador e faço campanha junto. A escolha para prefeito aqui não é tão simples, porém, no processo de prós e contras, a coligação a que pertence o candidato a vereador que apóio parece ser a mais adequada, por representar uma continuidade de vários avanços dos últimos oito anos. Mas agora, é Osório que me interessa.

Osório apresenta três chapas à prefeitura:

CANDIDATOS À PREFEITURA

LEONARDO - IBERLEO

LUCIANO SILVEIRA

ROMILDO

Legenda

PSDB - 45

PMDB - 15

PDT - 12

Sexo

Masculino

Masculino

Masculino

Estado Civil

Casado(a)

Solteiro(a)

Casado

Escolaridade

Superior completo

Superior incompleto

Superior completo

Ocupação

Biomédico

Vereador

Advogado

Bens declarados

R$ 988.712,92

R$ 48.000,00

R$ 2.503.677,40

À VICE-PREFEITO

JOSÉ ANTONIO LOPES

TRESSOLDI

KALU

Legenda

PSDB

PP

PDT

Sexo

Masculino

Masculino

Masculino

Estado Civil

Casado(a)

Casado(a)

Casado(a)

Escolaridade

Superior completo

Superior incompleto

Superior incompleto

Ocupação

Gerente

Vereador

Empresário

Bens declarados

R$ 213.000,00

R$ 100.000,00

R$ 100.000,00

*Acesse http://www3.tse.gov.br/sadEleicaoDivulgaCand2008/ e confira a discriminação da declaração de bens apresentada pelos candidatos.

Dessa forma, tem-se uma candidatura a reeleição (PDT, PTB, PCdoB, DEM, PT), o contra-ponto com quem o poder municipal tem alternado (PMDB, PP, PPS) e, por fim, os que se colocam como opção de terceira via (PSDB).

Eu não gostaria de ver o lado negativo das coisas. Mas partirei delas. E esperarei o lado bom nos possíveis comentários.

Pois, primeiro, a chapa que concorre à reeleição, tem se destacado pelo processo de deterioração do patrimônio público. Espaços que poderiam estar auxiliando no processo de desenvolvimento da educação (bandeira amplamente levantada pelo partido do prefeito e do vice) parecem jogados às moscas. Lá perto de casa tem duas megaobras e que faz tempo, estão do mesmo jeito (a do posto de saúde e a do Osvaldo Amaral). Sem falar no Rodeio de Osório, sem Tafona e sem nada. Não tenho acompanhado de perto a maior parte dos eventos municipais, mas tenho ouvido muitas reclamações nas minhas idas à Osório. Me parece que Osório já teve secretários melhores em outras eras. Os avanços que a cidade tem tido volta e meia apresentam questionamentos: a vinda da usina eólica se instalou em que terrenos? Quem ganha com isso? Quanto ganha? E por que ganha? Asfalto no morro: quem se beneficiou com o aumento no valor dos terrenos? Qual o impacto ambiental com o asfaltamento e iluminação noturna em área de (suposta) Mata Atlântica? A promessa de um complexo industrial para o segundo mandato: o que Osório perde e ganha com a vinda de empresas de fora? Vai trazer emprego pra quem é da cidade ou quem é de fora? Vai poluir quanto? Vai melhorar a qualidade de vida das pessoas? Me recuso a julgar, apenas me coloco essas questões.

Em segundo lugar, a oposição. Depois de um processo de quatro meses de construção de um projeto para o município, prevendo de antemão os candidatos à prefeitura, ocorre uma reviravolta nas vésperas da convenção. História cheia de traições e mais traições
envolvendo o ex-futuro candidato e ex-prefeito Eduardo Renda marcam a candidatura da coligação. O jovem candidato parece ser promissor, sendo muito elogiado na câmara de vereadores. No entanto, a faca de dois gumes para esse rapaz é o seu padrinho político, o nobre deputado. Além de estar sendo investigado por umas
maracutaias, e já acusado por outras e outras (juntamente com o seu padrinho político, o ex-ministro de Tramandaí), foi do excelentíssimo presidente da Assembléia Gaúcha que partiu o projeto de aumento de 143% do salário da governadora. Mas ainda não se viu nenhum projeto de reajuste do salário dos funcionários públicos. E nenhum de 143% também.

Pois falando em governadora, a terceira opção em Osório é, justamente, uma chapa que representa o continuismo dessa política estadual que envergonha o RS. O que esperar para Osório uma prefeitura na mão de neo-liberais auto-suficientes (estão sozinhos na chapa)? Eu olho pra educação no governo do RS, eu olho pra segurança no governo do RS, eu olho para as relações ilícitas que perpassam o governo do RS, a agricultura, a cultura, a saúde, para a pobreza e para a entrega das terras do estado às papeleiras estrangeiras, eu olho o descaso com a preservação ambiental, para a criminalização dos movimentos sociais, a perseguição aos trabalhadores e me pergunto: o que esperar de uma prefeitura tucana?

Enfim:


Antes de serem eleitos, quais eram as ocupações profissionais de LUCIANO e TRESSOLDI? E se, porventura, não forem eleitos, o que farão da vida, visto que declaram a condição de VEREADOR como suas principais ocupações?

O candidato KALU declara possuir UM AUTOMÓVEL VECTRA ANO 2005 no valor de R$ 70.000,00, ao mesmo tempo em que declara também UMA CASA MADEIRA no valor de R$ 30.000,00 (somando-se os R$ 100.000,00). Empresário em qual área de atuação? Com o carro valendo bem mais que a casa?

A soma de bens declarados apenas dos candidatos a prefeitura ROMILDO e LEONARDO chegam a R$ 3.492.390,32, contra a soma de R$ 4.269.418,40 dos 42 candidatos a vereador que declararam bens!

Não quero dizer aqui que alguém é melhor ou pior que o outro. Mas quero sim expôr minhas dúvidas e escolher muito bem o meu voto. Boa sorte a todos em suas escolhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO BERNED
literatura, política, cultura e comportamento.
seja em osório, em santa maria ou em liechtenstein.
na verdade, tanto faz.

.::: Após o sinal, deixe o seu nome, e a cidade de onde está falando :::.